O PBC07 não é um rally. Não ganhamos nada em chegar em primeiro lugar, nem perdemos seja o que for se chegarmos em último. Também não é uma excursão. A organização do evento só nos dá umas luzes do que é necessário para a viagem e algumas regras - frisando sempre que as regras são feitas para serem quebradas. A partir do momento em que somos aceites estamos por nossa conta.
O PBC consiste num desafio em que equipas compostas por duas pessoas e um carro velho (de preferência) que se dispõem a fazer 3699 milhas (equivalente a 6851 km), passando pelo deserto!!!
As regras do PBC07 são apenas 5!
1 | O valor do carro não deve ultrapassar as £100 = 145,89 €
2 | O valor gasto na preparação do carro não deve passar as £15 = 21,88 €
3 | Uma vez que o PBC07 tenha começado, os concorrentes não têm qualquer tipo de assitência por parte dos organizadores. Ou seja, cada equipa está por sua própria conta.
4 | Todos os veículos que conseguirem chegar a Banjul têm de ser entregues ao Challenge Control Group para serem leiloados sob condições de aprovação (notificado ao Governo da Gâmbia) em favorecimento de associações de caridade da Gâmbia.
5 | Todos os veículos têm de ter o guiador do lado esquerdo.
O mais importante é ter em conta que: "Rules are made to be broken ..." - Julian Nowill (excepto a 4 e a 5).
Como conhecemos o desafio?
Essa é fácil... Um dos primeiros portugueses a concorrer ao PBC (que por acaso foi este ano) trabalha na mesma empresa em que eu [Yvette aka Ana] estou a estagiar e onde a Maria [aka Carla] já trabalha há algum tempo. O bichinho entranhou-se... E mal soube que as inscrições estavam abertas nem pensei duas vezes! Falei com o pessoal e inscrevi-me!
Afinal qual é a motivação para termos concorrido?
Em primeiro lugar, pela aventura do desafio em si. Não é qualquer dia que nos surge uma oportunidade destas e podermos "quebrar a rotina, conhecer novas pessoas e novos sítos!" (Maria). Por fim, sempre estamos sempre a contribuir para uma causa humanitária! Não pode haver um maior estímulo que este!!!